terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Carta do achamento do Brasil


A Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil, é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. É o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.
Pero Vaz de Caminha nasceu no Porto em 1450 e faleceu no dia 15 de Dezembro de 1500. Foi um escritor português do séc. XV, que ocupava um dos cargos de escrivão da armada do navegador Pedro Álvares Cabral.

"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certos, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma. Todos andam rapados até por cima das orelhas; assim mesmo de sobrancelhas e pestanas. Trazem todas as testas, de fonte a fonte, tintas de tintura preta, que parece uma fita preta da largura de dois dedos.”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário